InícioPortalFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Guia para Iniciantes no RPG_One_Piece_free

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin-Gear
Admin-de-rede
Admin-de-rede
avatar

Número de Mensagens : 183
Idade : 27
Data de inscrição : 12/01/2009

MensagemAssunto: Guia para Iniciantes no RPG_One_Piece_free   Qua Jan 14, 2009 8:08 am

Olá, seja bem-vindo ao RPG_One_Piece_free. Para você estar lendo esse tópico, suponho que você seja um novato aqui. Neste guia básico, você poderá matar aquela duvidazinha que ainda faltava para a sua ficha, ou aquela duvida persistente sobre equipamentos. Mas, antes de tudo, vamos ao básico: A explicação do que é um RPG, e o que é One Piece.

.:Capítulo 1: explicação sobre RPG_One_Piece_free:.


* O que é um RPG?


RPG significa Role Playing Game. Ou seja, é uma espécie de jogo, aonde você cria um personagem, o evolui, participa de emocionantes aventuras ou árduos treinos, entre outras coisas. Quer dizer, você controla tudo o que seu personagem pode fazer, e como no RPG o cenário é imaginário, você pode fazer o que quiser com ele, seja fazer o bem e salvar uma cidade do caos, seja sendo um maligno vilão e atacando as mesmas.

Uhh, legal... Mais aonde baixa o jogo?

Essa é uma duvida bem comum. O RPG One Piece não tem um programa, pois como disse anteriormente, é tudo imaginário, funcionando através de posts neste fórum.

É imaginário? Putz, que coisa chata -.-'

Na verdade, não. O RPG é o tipo de jogo mais volátil, com mais ação e mais potencial que todos os outros estilos de jogos. Basta você ser criativo (e, claro narrar bem. A boa narração é indispensável para um bom aproveitamento do RPG).

Mas quem controla tudo isso?

A pessoa responsável por controlar a sua aventura (ou seja, o rumo que a história vai tomar caso você faça tal ação, o cenário em que você se encontra, Npcs, etc.) é chamada de Game Master, também conhecido como Mestre ou GM. O GM cuidará para que você se divirta ao máximo, sempre tendo uma boa narração (retribua o favor! Se o seu GM gostar de sua narração, você poderá receber alguns prêmios por isso!)

Ah, narração, narração... O que é isso a final?

A Narração é como você descreve o que o seu personagem faz. Por exemplo, se seu personagem está cortando uma árvore, você terá que descrever e falar que ele quer fazer isso (afinal, o GM não é vidente!). A boa narração é aquela que descreve bem como o personagem age. Por exemplo, uma boa narração para a cena do corte da árvore seria "Então, Charles (nome fictício de um personagem) olha para cima. A arvore era grande, ele demorará certo tempo para fazer aquilo. Mais isso não abate Charles, ele prossegue e, com sua espada, começa á bater no tronco da árvore, tentando acertar perto da raiz para obter um maior aproveitamento da madeira.". Já uma ruim seria "Eu olho pra cima e vejo que a arvore era grande, mais não importa, eu sou forte. Eu bato nela até cair.". Percebem a grande diferença? A primeira narração descreve muito melhor como o personagem se sente, a maneira que ele age e como pensa. Já a segunda mal fala como ele corta a árvore (nem fala com o quê ele corta a árvore. E se o GM interpreta que ele tentou cortar á base de socos?).

* One Piece - O que é?

One Piece é um anime criado pelo famoso desenhista Eiichiro Oda, um dos magakás mais famosos do Japão. One Piece é um anime protagonizado por Monkey D. Luffy (a pronúncia em japonês é Ruffy), um jovem que sonha ser o Rei dos Piratas. E é nesse mundo que o anime é fundamentado, um mundo aonde existem piratas, marinheiros e caçadores de recompensa. Para mais informações, visite algum site especializado na dublagem de One Piece.

.:Capítulo 2: O sistema:.



* Função e Grupo

Função é, basicamente, a profissão de seu personagem. No RPG One Piece, seu personagem poderá ter uma das seguintes profissões: Guerreiro, Médico, Navegador, Ferreiro, Mercador, Cozinheiro, Ladrão, Marceneiro, Músico ou arqueólogo. Para aprender mais sobre as funções, visite este tópico.

Já o grupo é o que você é no RPG: seria algo como o lado que você está. Você pode escolher entre um de três grupos: Pirata (aquele que é livre, pode fazer o que quiser, mais arcará com uma recompensa caso faça algo que a marinha seja contra), caçador de Recompensa (segue as leis, caça piratas para ganhar dinheiro com isso) ou Marinheiro (não apenas segue as leis como também força os outros á cumpri-las. São disciplinados e sérios).

* Raças: descrição geral

Raças são espécies que você pode ser no RPG. você pode escolher entre humano, Tritão, Ciborgue, homem-gorila e meio-gigante. Para melhor especificar o que cada uma dá, visite este tópico, que descreve aprofundadamente cada uma das raças.

* Atributos: O que são?

Atributos são coisas que servem de referência para mostrar o quão poderoso é o seu personagem. por exemplo, um personagem que tem 10 pontos de atributo é mais fraco que um que tem 20... a maioria das vezes. isso porque os pontos podem ser distribuídos de qualquer forma em qualquer um dos atributos. Uma ficha bem montada e com menos pontos, as vezes é mais poderosa que uma mal montada mais com vários pontos.

Uhm... então tudo depende da minha inteligência... mais quais são os atributos?

Os atributos são os seguintes:

Ataque: o ataque influência em seu dano, e em qualquer teste que envolva força. por exemplo, ao tentar quebrar um pedaço pequeno de ferro, você precisa de uma força x. caso não á tenha, você vai acabar se machucando ou até mesmo quebrando a sua arma.

Precisão: precisão tem total influência nos cálculos de acerto e em coisas que envolvam a sua função (explicarei á seguir). Quer dizer, se você tiver um oponente que tenha uma agilidade alta e você tenha uma precisão baixa, você provavelmente irá acabar errando.

Velocidade: A velocidade influi nos cálculos de esquiva e numero de ataques. Quanto mais velocidade você tiver, mais fácil fica de se esquivar de outros oponentes e mais ataques por turno você ganha. Se você se esquiva, o dano tomado pelo ataque é zero.

Vitalidade: Vitalidade influi em seu HP e em sua defesa. Quanto mais Vit você tem, maior será seu HP e mais tempo você sobreviverá em batalha. Cada ponto que você tenha em vit diminui em um o dano de cada ataque que você recebe.

Habilidade: A hab influi na quantidade de SP e na chance de Bloquear o ataque. Quanto mais SP você tem, mais técnicas (explicadas mais para frente) você pode usar. Quando você bloqueia, o dano tomado é subtraído pela sua vitalidade x2 + a sua defesa.

* Atributos Secundários: Descrição básica

Os atributos secundários são os atributos que se derivam dos atributos primários, ou influem nos mesmos. Eles estão explicados logo abaixo.

Hp: o Hp(que significa Health Points, ou Pontos de Vida) é aquilo que determina o quanto você pode "apanhar". Quanto mais HP, mais dano você pode levar sem vir á morrer. Ele é definido pelo seguinte cálculo: (lvl + vitalidade) * 3 + 20

Sp: o Sp (que significa Spirit Points, ou Pontos de espírito) é aquilo que define quantas técnicas você pode usar. Ou seja, se você tem uma técnica que custa 10 de SP e você tiver 10 de SP, você poderá usá-la, mais depois disso não poderá usar mais nenhuma habilidade até recuperar o seu SP. o Sp é definido pelo seguinte cálculo: (lvl + habilidade) * 3 + 10

Dano: É o quanto você tira de Hp do seu oponente á cada golpe que você dá. o dano é definido pelo seguinte cálculo: (1d4 + Ataque + Dano da arma)

Acerto: É o que define qual a chance de você acertar seu oponente. Se, após o cálculo, você tiver maior acerto que a esquiva/bloqueio de seu adversário, você o acertará e dará dano á ele. o cálculo para acerto é o seguinte: (1d10 + Precisão + Bônus de outros lugares)

Numero de ataques: O numero de ataques é exatamente o que seu nome diz: a quantidade de golpes que você pode dar á cada post (OBS: esquiva e bloqueio não gastam ataques). O cálculo para o numero de ataques é o seguinte: (Velocidade + bônus do estilo de combate)/2 + 1

Defesa: A defesa precede a retirada do Hp após o ataque, sendo subtraída do mesmo. Quanto mais defesa você tiver, menos dano seu oponente causará em você. o cálculo que define a defesa é o seguinte: (Vitalidade + defesa vinda dos Itens)

Esquiva: A esquiva é o que define se você irá ou não ser acertado pelo seu oponente. caso a esquiva ganhe do acerto do oponente no cálculo, a pessoa que esquivar não irá tomar nenhum dano. O cálculo para definir a esquiva é o seguinte: (1d10 + Velocidade + Itens)

Bloqueio: O bloqueio é o que define se você irá ou não bloquear o ataque de seu oponente. Caso a esquiva ganhe do acerto no cálculo, o bloqueador irá ter o dano reduzido em Vitalidade x2 + Def vinda dos itens. o cálculo para definir o bloqueio é o seguinte: (1d10 + Habilidade + Itens)

Nível: Basicamente, o nível é um resumo do seu poder. Quanto maior seu nível, consequentemente você será mais poderoso.

Exp: Exp é a experiência do jogo. Ela define o quanto falta para você passar ao próximo nível. por exemplo, se você tem a experiência em 000/080, você precisará de 80 pontos de exp para poder evoluir. A exp é ganha pelo usuário toda vês que ele finaliza um tópico.

Berries: Berrie é o dinheiro do jogo, representado pelo símbolo b. Com ele você poderá comprar equipamentos, armas, navios e itens importantes para a sua jornada.

* Estilo de combate

Estilo de combate é a maneira que você luta. Ou seja, se você é um artista marcial, um espadachim, um viking, ou qualquer outra coisa que você quiser. No RPG existem estilos de combate pré-prontos, que podem ser vistos aqui. Entretanto, você pode inventar o estilo que você quiser! Seja lá com cordas ou iô-iôs cortantes, tudo é definido pela sua criatividade.

E esse tal estilo de combate tem nível também?

Sim, claro! Quanto maior o nível de estilo de combate você tiver, você pode ganhar alguns bonuzinhos bem legais, melhores descritos neste tópico.

Ei, eu entrei naquele tópico que você falou ali em cima, a uma pergunta atrás... tem umas coisas em quote chamadas "evoluções"... o que é aquilo?

Uma evolução é uma variação do seu estilo de combate, aprendida durante um treino. Per exemplo, um espadachim comum pode usar apenas uma espada, mais se ele aprender a evolução "Nittou-ryu", ele poderá batalhar com duas.

As evoluções são classificadas em quatro "níveis" diferentes: Baixo, Médio, Alto e Evolução. O baixo pode ser aprendido em qualquer nível de estilo de combate; O médio á partir do nível três; o Alto, á partir do seis, e o evolutivo apenas á partir do nível 10.

* Técnicas: Descrição básica

Técnicas são habilidades especiais que dão mais dano, Acerto, Bloqueio, Esquiva e outras várias coisas. Entretanto, técnicas custam Sp, e em sua maioria duram apenas um golpe. Por exemplo, digamos que eu tenha uma técnica chamada "punhos supremos". Esta técnica me dará +4 de dano em um golpe, pelo custo de seis de SP. As técnicas tem um grande e complexo quadro de custos de Sp, por isso não entrarei em detalhes aqui (se você for criar uma, peça para seu Gm calcular o SP para você). Técnicas são apenas aprendidas em tópicos de treino, e apenas uma por tópico. O limite de técnicas é baseado no cálculo á seguir: level de rank x1,5. Caso dê quebrado, é arredondado para baixo.

Ei, tem um negócio na ficha que fala "técnicas de função"... o que é isso?

Técnica de função é uma técnica aprendida através de livros (vendidos no mercado do RPG), que funcionam especificamente para a sua função. por exemplo, se eu sou um ferreiro e compro o primeiro livro para ferreiros, eu irei adquirir uma técnica de função com isso.

* Akuma no mi: O que é?

Akuma no mi é uma fruta que, quando ingerida por qualquer um, dá á ele poderes além da capacidade humana. E é basicamente nisso que se consiste a vantagem de ser humano: poder comer uma akuma no mi. Nenhuma outra raça pode comer uma delas. As akuma no mis são divididas em três grupos distintos: as akumas no mi do tipo Paramecia (dão poderes como transformar o corpo em borracha, dividi-lo em partes, controlar o seu peso para que fique super leve ou super pesado, etc.), Akumas no mi do tipo Zoan (transformam os usuários em meio-animais, como homem-chakal. Esses animais não são disponíveis nas raças) e as mais raras, as akumas no mi do tipo Logia (a pessoa pode manipular um elemento, como o fogo ou o gelo. A pessoa também pode se transformar naquele material). Entretanto, usuários de akuma no mi tem um grande problema: Se tocarem em água salgada, perdem a força instantaneamente. Ou seja, caso caírem no mar e ninguém socorrê-los, eles irão inevitavelmente morrer.

OBS: ninguém começa com uma akuma no mi. Elas são recebidas durante a aventura.


Última edição por Admin-Gear em Dom Jan 18, 2009 11:21 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rpg-one-piece-free.forumeiros.com
Admin-Gear
Admin-de-rede
Admin-de-rede
avatar

Número de Mensagens : 183
Idade : 27
Data de inscrição : 12/01/2009

MensagemAssunto: Re: Guia para Iniciantes no RPG_One_Piece_free   Qua Jan 14, 2009 9:39 am

.:Capítulo 3: mercado e itens:.



# Como funcionam os Itens?

O nosso sistema de equipamentos e armas é bem fácil de aprender: Cada usuário pode usar uma armadura, uma bota, um capacete e dois acessórios. As armas podem variar de estilo para estilo, mais em sua maioria se usa apenas uma arma (verifique a descrição do seu estilo ou de uma das suas evoluções para saber o numero de armas aceitas).

Em sua maioria, as armas dão dano. Os equipamentos capacete, bota e armadura dão defesa e/ou esquiva, e os acessórios dão bônus variáveis.

# O que é o mercado?

mercado, como o nome já diz, é um local aonde se pode comprar diversos itens interessantes. Ele se consiste de um grupo de lojas, que podem ser encontradas em qualquer cidade. As lojas do mercado são divididas em duas partes: Lojas comuns e Lojas de Funções (sem contar com a atualmente inativa Zona de Comércio). Nas lojas comuns temos a venda de equipamentos, armas, acessórios, barcos e o ferreiro, que pode fundir materiais á sua arma para deixá-la mais poderosa. Já no mercado de Funções, se vendem coisas importantes para as funções, como livros.


.:Capítulo 4: A ficha, unindo tudo:.




# Ficha

A ficha é o que representa o seu personagem e explica como ele é. Nela estão contidos todas as informações do personagem, como a sua idade, Sexo, raça, Personalidade, História, Aparência e outros.

Legal! =) mais e agora, como eu faço uma?

O modelo básico de ficha está presente neste tópico. Percebe como, para montar uma ficha, você precisará de todo aquele conhecimento que passei agora á pouco?

É verdade, está tudo lá! E tem outras coisas que anda não foram citadas por você...

Sim. A ficha também tem algumas coisas á mais, como a personalidade (como o seu personagem age), Aparência (como o seu personagem é fisicamente) e história (de onde seu personagem veio). Entretanto, depois de estudar tanto, você vai tirar isso de letra! mais lembre-se, sempre escreva tudo com um ótimo português. A história deve ser detalhada e bem escrita.

.:Capítulo 5: Dicas para um bom aproveitamento:.



# Bom-senso

Use sempre o bom-senso no RPG. Por exemplo, você não vai querer que seu personagem se chame ohoewf, vai? imagine uma pessoa de verdade com esse nome, que estranho seria!

Também não tente usar nomes de personagens já existentes no RPG, ou que tenham ligação com eles. Por exemplo, criar um Monkey D. Ruffy, ou um Portgas D. José. Isso porque os personagens do anime EXISTEM no RPG, além de ficar muito chato jogar com um nome copiado.

# Português

Sempre escreva de maneira, no mínimo, entendível. Não use gírias do internetês in-game (vc, tmb, etc.), pois estragará a boa narração. Claro, o bom português é indispensável para uma boa narração!

.:Considerações finais:.


Bem, esse é o fim do guia para iniciantes da rOP. Ele sofrerá algumas atualizações conforme o tempo for passando, e um histórico de atualizações será mantido nesta página, em um post logo abaixo deste.

Agradeço àqueles que leram tudo, e aqueles que leram só o que interessava. Àqueles que não leram, digo que vocês perderam uma instrutiva e boa leitura.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rpg-one-piece-free.forumeiros.com
 
Guia para Iniciantes no RPG_One_Piece_free
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [TUTORIAL] Unity para Iniciantes - O básico by GamesIndie
» Super tutorial para iniciantes!
» Chamado / Rastro de Cthulhu para iniciantes
» Tutorial Para Iniciantes em Pixel Art
» [Pixel art]tutorial para iniciantes (Characters)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
RPG_One_Piece_free :: Forum :: Ajuda-
Ir para: